segunda-feira, 7 de abril de 2008

Ressonância: Ponte Tacoma Narrows

A ressonância pode ser explicada da seguinte forma:
Os corpos só aceitam acréscimos periódicos de energia se esses acréscimos chegarem com a freqüência certa, freqüência essa denominada freqüência natural do corpo. Uma onda transporta energia de forma periódica. Se a freqüência de uma onda coincidir com a freqüência natural do corpo em questão, ele irá “aceitar” cada novo acréscimo de energia transportada pela onda passando assim a oscilar com amplitudes cada vez maiores. Isso pode trazer conseqüências desastrosas, principalmente para a construção civil. Outros objetos, como taças de cristal, podem se romper ao entrar em ressonância com uma fonte sonora de baixa energia.

Uma das mais famosas tragédias da construção civil universal foi a queda da ponte Tacoma Narrows. Uma ponte de 1600 metros que entra em ressonância de torção graças a rajadas de vento de aproximadamente 70 km/h. Obs: Ressonância é a tendência de um sistema mecânico de absorver mais energia quando a frequência de suas oscilações se iguala a frequência de vibração natural do sistema - também conhecida por frequência ressonante - e provocada por um agente externo, no caso o vento.




Os engenheiros calculam as estruturas de construções como ginásios de esportes, estádios de futebol e pavilhões de eventos de modo a evitar que a estrutura entre em ressonância e venha a ruir. Se você estiver em uma arquibancada e a galera vibrar de forma ritmada, fique atento. Se a estrutura começar a balançar de forma anormal ou com amplitudes cada vez maiores…. saia correndo e leve quem você puder com você. Pode dizer que fui eu que mandei.

Mas nem só de tragédias vive a ressonância. As transmissões de rádio e TV são possíveis graças a ela. Os elétrons livres da antena entram em ressonância com a fonte emissora permitindo assim o recebimento das informações de imagem e som. Nos fornos de microondas as moléculas de água dos alimentos entram em ressonância com as microondas, “aceitando” assim a energia delas. As moléculas se agitam com energia cada vez maior elevando sua temperatura.

Uma chapa metálica também pode aceitar várias formas de vibração ressonante com várias freqüências diferentes, o modo de vibração pode ser visualizado se colocarmos sobre a chapa algum pó que irá se acumular nos locais onde a vibração for menos intensa ou nula.