terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

O pêndulo e a queda livre

Em suas experiências com o pêndulo, Galileu descobriu um outro fato importante: o tempo de uma oscilãção não depende do peso do corpo suspenso na extremidade do fio, isto é, o tempo de oscilação é o mesmo tanto para um corpo leve quanto para um corpo pesado.

Esra descoberta levou Galileu a fazero seguinte raciocínio: uma pedra leve e uma pedra pesada, oscilando na extremidade de um fio, gastam o mesmo tempo para "cair", isto é, para se deslocar da posição mais alta até a posição mais baixa da trajetória. Então, como o movimento pendular e a queda livre são ambos provocados pela mesma causa (gravidade), se essas duas pedras forem abandonadas livremente de uma certa altura, elas deverão também cair simultaneamente, gastando ambas o mesmo tempo para chegar ao solo. Esta conclusão era contrária aos ensinamentos de Aristóteles e, para comprová-las, conta-se que Galileu teria realizado a famosa experiência da torre de Pisa.

Alguns historiadores duvidam que Galileu tenha realmente realizado esta experiência, mas não há dúvida de que ele efetivamente realizou váriasexperiências, observando objetos diferentes em queda e pêndulos em oscilação, talvez em sua própria residência. Em outras palavras, Galileu fundamentava suas conclusões em experiências e observações cuidadosas, aliadas a um raciocínio lógico. Este modo de proceder constitui a base do método experimental, introduzindo por ele no estudo dos fenômenos naturais, sendo por isto considerado o precursor da grande revolução verificada na Física a partir do século XVII.

Um comentário:

Unknown disse...

cara isso foi muito util para mim coloque mais coisas vlw