terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Galileu: da medicina para a física

O grande físico e astrônomo italiano, Galileu Galilei, nasceu em Pisa no de 1564, filho de uma família pobre da nobreza de Florença. O jovem Galileu, aos 17 anos, foi encaminhado por seu pai para o estudo de Medicina, por ser uma profissão lucrativa. Entretanto, a carreira médica não foi muito atraente para Galileu e seu espírito irrequieto fez com que ele se interessasse por outros tipos de problemas.
Conta-se que, certa vez, observando despreocupadamente as oscilações de um lustre da Catedral de Pisa, interessou-se em medir o tempo de cada oscilação, comparando-o com a contagem de batidas do seu próprio pulso (naquela época não haviam ainda sido inventados os relógios e os cronômetros). Verificou, com surpresa, que embora as oscilações se tornassem cada vez menores, o tempo de cada oscilação permanecia sempre o mesmo. Repetindo a experiência em sua casa, usando um pêndulo (uma pedra atada à extremidade de um fio) este resultado foi comfirmado, verificando ainda que o tempo de uma oscilação dependia do comprimento do fio. Estas descobertas levaram Galileu a propor o uso de um pêndulo de comprimento padrão para a medida da pulsação de pacientes. O uso deste aparelho tornou-se muito popular entre os médicos da época.
Esta foi a última contribuição de Galileu para a Medicina, pois o estudo do pêndulo e de outros dispositivos mecânicos alteraram completamente sua orientação profissional. Após alguma discussão com seu pai, ele modificou seus planos acadêmicos e começou a estudar Matemática e Ciências.

Nenhum comentário: