quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

A força de Resistência do Ar

Desempenha um papel importante ao proteger a superfície da Terra dos impactos dos meteoros. Os meteoros são corpos provenientes do espaço que bombardeiam a Terra, atingindo nossa atmosfera com velocidades elevadas. As massas desses objetos podem variar de alguns gramas até várias toneladas.

Ao passarem pela atmosfera, a grande força de resistência oposta por ela provoca uma enorme elevação de temperatura nos meteoros, tornando-os incandescentes. Suas trajetórias passam a ser, então, visíveis da superfície da Terra, como estrelas que estivessem caindo. Por isso, eles recebem a denominação popular de "estrelas cadentes".

Os meteoros de tamanho médio sofrem vaporização de grande porção de sua massa, atingindo a superfície da Terra com velocidade e tamanho reduzidos, não chegando a provocar danos. Os de tamanho muito pequeno, que são os mais numerosos e vistos com maior freqüência, evaporam-se totalmente e não alcançam a superfície terrestre. Desta maneira a atmosfera funciona como uma camada protetora de nosso planeta contra o impacto desses objetos provenientes do espaço. Mesmo assim, meteoros de porte muito grande chegam, algumas vezes, a colidir com a Terra, dando origem a enormes crateras (com mais de 1Km de extensão).

Como a Lua não possui atmosfera, ela é fortemente marcada pelas colisões de meteoros com sua superfície.

Nenhum comentário: