quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

A expansão do Universo

Em certas observações astronômicas, os cientistas encontraram uma das mais notáveis situações na qual foi possível detectar o efeito doppler com a luz.
Analisando o espectro da luz emitida pelas estrelas, os astrônomos conseguem identificar as substâncias que fazem parte da constituição destas estrelas. Entretanto, ao analisar os espectros da luz proveniente de estrelas situadas em galáxias distantes. emitida por uma dada substância, eles verificaram que sua freqüência era menor do que a freqüência emitida pela mesma substância aqui na Terra. Concluíram que esta variação de freqüência só poderia ser causada pelo efeito Doppler. Uma vez que era constatada uma diminuição na freqüência, a fonte de luz, isto é, devia estar se afastando de nós.
Como este fenômeno foi observado para qualquer galáxia, os cientistas concluíram que "o Universo está em expansão", isto é, as galáxias estão se afastando de nós (ou melhor, umas das outras) com velocidades muito grandes, sendo estas velocidades tanto maiores quanto mais distantes elas se encontrarem.

Nenhum comentário: