sábado, 23 de fevereiro de 2008

Como se forma imagem em um tubo de TV

Uma aplicação importante da força magnética, que atua em uma carga elétrica em movimento, é encontrada no funcionamento do tubo de imagens de um aparelho de TV, que é constituído das seguintes partes:
- um canhão elertônico, situado no extremo posterior do tubo, que é um dispositivo que emite um feixe de elétrons, acelerados por uma alta tensão de vários milhares de volts;
- um par de bobinas, que cria um campo magnético horizontal, e um outro par, que cria um campo magnético vertical. O feixe de elétrons passa entre essas bobinas, sendo, defletido horizontal e verticalmente pelas forçasexercidas por esses campos magnéticos (quando não há corrente nas bobinas, o feixe atinge o centro da tela);
- uma tela, coberta com material fluorescente, que é atingido pelo feixe de elétrons, após ser defletido pelos campos magnéticos.
O impacto dos elétros contra a tela produz uma pequena mancha luminosa em cada ponto atingido.
Os campos magnéticos das bobinas defletoras mudam periodicamente de sentido, de modo a fazer feixe de elétrons percorrer, com enorme velocidade, toda a tela, de cima para baixo e da direita para a esquerda (dizemos que o feixe de elétrons varre toda a tela). Quando o aparelho de TV não está sintonizado em nenhum canal, esta "varredura" dá origem a um brilho praticamente uniforme na tela.
Ao sintonizarmos um determinado canal, os sinais captados pela antena modificam a varredura, fazendo com que certas partes da tela fiquem mais claras (recebam mais elétrons) e outras fiquem mais escuras (recebam menor número de elétrons). Com essas gradações de intensidade luminosa sobre a tela, são formadas as imagens em preto-e-branco, emitidas pelo canal sintonizado.

Nenhum comentário: