sábado, 23 de fevereiro de 2008

Choque elétrico e suas conseqüências

O choque elétrico, como provavelmente é de seu conhecimento, é causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer.
Vários efeitos do choque podem ser observados dependendo de alguns fatores como, por exemplo, a região do corpo que é atravessada pela corrente.
A intensidade da corrente é, entretanto, o fator mais relevante nas sensações e conseqüências do choque elétrico. Estudos cuidadosos desse fenômeno permitiram chegar aos seguintes valores aproximados:
- uma corrente de 1 mA a 10 mA, provoca apenas uma sensação de formigamento;
- correntes de 10 mA a 20 mA já causam sensações dolorosas;
- correntes superiores a 20 mA e inferiores a 10 mA causam, em geral, grandes dificuldades respiratórias;
- correntes superiores a 100 mA são extremamente periogosas, podendo causar a morte da pessoa, por provocar contrações rápidas e irregulares do coração (este fenômeno é denominado fibrilação cardíaca);
- correntes superiores a 200 mA não causam fibrilação, porém dão origem a graves queimaduras e conduzem à parada cardíaca.
Por outro lado, a voltagem não é determinante neste fenômeno. Por exemplo, em situações de eletricidade estática (pente eletrizado, gerador de Van de Graaff usado em laboratórios de ensino etc.), embora ocorram voltagens muito elevadas, as cargas envolvidas são, em geral, muito pequenas e os choques produzidos não apresentam, normalemente, nenhum risco.
Entretanto, voltagens relativamente pequenas podem causar graves danos, dependendo da resistência do corpo humano. O valor desta resistência pode variar entre, aproximadamente, 100 000 Ω, para a pele seca, e cerca de 1 000 Ω, para a pele molhada.
Em casos de tensões muito elevadas, como ocorre nos cabos de transmissão de enrgia elétrica, o contato com eles é sempre perigoso. Por maior que seja a resistência de uma pessoa (mesmo com a pele seca e contatos através de isolantes), uma votagem de 13 600 V, encontrada nos cabos de alta tensão das ruas das cidades, poderá dar origem a uma corrente fatal.
Por isso mesmo, muitas pessoas ficam intrigadas ao verem um pássaro pousado em um fio de alta tensão, sem ser eletrocutado. Este fato é possível porque ele toca apenas um fio, em dois pontos muito próximos. Assim a corrente que atravessa o corpo do pássaro é imperceptível. Entretanto, se o pássaro, por infelicidade, abrir as asas e tocar simultaneamente os dois fios de alta tensão, receberá uim choque violentíssimo, que causará sua morte imediata.

9 comentários:

Unknown disse...

agradeço as pessoas que se interessam, por física, química e internet, voceês nos ajudam nos estudos e no conhecimentos extra que adquirimos durante a vida!!

Unknown disse...

muito bom me ajudou muito

Gabriela Gomes disse...

Desde uns 10 anos coisas esquesitas andam acontecendo comigo, ouvi dizer que era um tal acumulo de energia, mas, isto não vem ao caso. Mas uma dessas coisas estranhas são choques que costumo tomar, por exemplo, tirando algo da tomada,tirando o pen drive do computador,etc. São pequenos choques mas muito seguidos, e outras pessoas fazem/fizeram a mesma coisa que eu e não aconteceu isto!Gostaria de saber o porque. Quando postarem, se puderem mandar para o seguinte e-mail:espace.girl@hotmail.com com o link do post,agradeço desde já. Obrigada!

ana jéssica disse...

quando era criança estava limpando o chão sem se dar conta de que meu padrasto tinha desmontado a parte de trás do ventilador,e quando fui pegá-lo para mover de canto peguei na parte que estava sem proteção e ai levei um baita choque fiquei grudada minha mãe bateu a vassoura na tomada e desligou-se.dai meu braço ficou doendo muito e quando saiu o resultado do raio-x deu que meu braço estava quebrado,será possivel que essa fratura seja decorrente do choque elétrico? por favor me expliquem!!!!!

ana jéssica disse...

meu email e jessik930@hotmail.com por favor me mandem o link para ver a resposta!!

www.animebom.com.br disse...

valew!isso era meu trabalho

Unknown disse...

Alguém pode mim ajudar preciso do resumo desse texto de no máximo dez linhas

campzahrt disse...

Galaxy Watch 3 Titanium - Titanium Art - The Tithron.
The Tithron-inspired titanium tubing Galaxy Watch head titanium ti s6 3 is a luxury watch designed for luxury titanium septum ring with stylish, comfortable, high end, and titanium gold comfortable design. Features include a $499.00 · titanium glasses frames ‎In stock

tetash disse...

vt851 fila ayakkabı,filasneaker,supra footwear canada,alexander mcqueen portugal,pumaargentina,alexander mcqueen sneakers nz,blundstone boots,puma shoes,fila tenis vf158